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Comunidade Digital

por Governo | publicado 7 de novembro de 2018 | última modificação 13 de novembro de 2018

Comunidade Digital

Comunidade Digital é o programa de inclusão digital de uso intensivo da tecnologia da informação para ampliar a cidadania e combater as diferenças, visando garantir a privacidade e segurança digital do cidadão, sua inserção na sociedade da informação e o fortalecimento do desenvolvimento local por meio dos Telecentros.

Para conhecer a página da Comunidade Digital e obter maiores informações acesse http://www.comunidadedigital.ac.gov.br/.

1º Encontro de Programas de Inclusão Digital no Acre


O evento teve duração de cinco dias, no período de 5 a 9 de maio. Durante o encontro, foram ministradas oficinas que abordaram o tema Inclusão Digital. Dentre elas, estão: o uso inteligente da internet, que apresentou as formas de acessar serviços de governo eletrônico, buscar informações, músicas, filmes, compartilhar fotos, dentre outros; fanzine – a oficina teve como intenção proporcionar a construção de materiais gráficos informativos, pequenos fanzines digitais, construídos de forma criativa por meio de composições de desenhos e textos, estimulando a visão crítica sobre a realidade social; web rádio, que trabalhou a importância de repensar os meios de interação com a realidade, buscando formas de articulação e mobilização social através das ondas do rádio ou do fio de internet ligado na antena; assistência técnica, com foco voltado para a montagem de rede lógica, funcionamento de um computador e suas partes; open office que frisou a utilização das ferramentas de editor de texto, planilhas, tabelas, bem como os meios para fazer página na internet, wiki e blog. Cada monitor tem, agora, uma importante tarefa dentro desse processo: repassar os conhecimentos adquiridos a comunidade que freqüenta os Telecentros do Estado, uma vez que o foco é sempre o cidadão.


Confira o material produzido pelos participantes por meio do link abaixo:
http://estudiolivre.org/el-gallery_view.php?arquivoId=5881Att.Willian

Telecentros


Espaços com computadores, equipamentos de áudio e vídeo com acesso gratuito à internet, programação permanente de aulas de informática básica e oficinas temáticas. Possuem espaço arejado e climatizado, com estrutura física confortável e são equipados com 5 a 10 computadores. Existem 30 pontos do Programa em todo o Estado do Acre, sendo 9 em Rio Branco e 1 em cada município.

  • Acesso gratuito à internet

Para que o cidadão tenha acesso gratuito às ferramentas de Tecnologias da Informação oferecidas nos TELECENTROS, é necessário que ele faça, no próprio TELECENTRO, um cadastro de usuário no Sistema de Gerenciamento. O cidadão gasta no máximo cinco minutos para realizar o cadastro.

Documentos necessários para cadastro: Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento.
Observação: Jovens menores de 18 anos só podem realizar o cadastro acompanhados por responsável.

  • Público Alvo

Podem ter acesso aos Telecentros a comunidade em geral: jovens, adultos e idosos. Os menores de 12 anos devem estar acompanhados por responsável.

  • Projetos

Minha História


Este projeto disponibiliza à comunidade a socialização das suas experiências com as TIC’s para divulgação das ações do Programa Comunidade Digital, a qual culminará com a seleção dos melhores relatos para posterior publicação, visando reconhecer o Telecentro como um espaço de criação, participação e interação do usuário com as ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação disponíveis.

  • Eventos

Expoacre


Exposição Agropecuária
Período: 29 de julho a 05 de agosto de 2007
Total de Atendimentos:566 usuários

Expojuruá


Exposição Agropecuária
Período: 30 de agosto a 02 de setembro 2007
Total de Atendimentos: 222 usuários

Ação Global 


Projeto em Parceria com o SESI e Rede Globo
Data: 22 de Setembro de 2007
Total de Atendimentos: 195 usuários

Atividades Oferecidas


  • Curso de Informática Básica Aplicada para Servidores Públicos

Principais conteúdos: aprender a navegar na internet e a pesquisar e localizar conteúdos e informações; editor de texto, planilhas de cálculos, apresentações de trabalhos multimídia (Open Office);

Requisitos:

  • Ser servidor público efetivo
  • Trabalhar em atividades administrativas, operacionais ou de suporte;
  • Não ter nível superior
  • Cadastrar-se no Sistema de Gerenciamento;

Duração: 30 dias.

Este curso não gera direito à percepção do adicional de titulação conforme Lei 2000, de 25/3/2008.

Confira os depoimentos dos participantes:

Turma 1

Depoimento da Servidora
Francisca G. S.S. Reis
Depoimento da Servidora
Marilene S. Meireles
Depoimento da Servidora
Alice L. Santos

Turma 2

Depoimento da Servidora
Aldenise Moreira Suassuna
Depoimento da Servidora
Elizete Batista Mota
Depoimento da Servidor
Sandro R. S. Damacena

 

Curso de Informática Básica

O curso tem como principal finalidade alfabetizar o cidadão para a utilização dos principais recursos básicos das ferramentas de Tecnologia da Informação. O principal conteúdo desenvolvido nas aulas de informática básica é a utilização da ferramenta internet, ferramentas básicas do Open Office e tópicos de cidadania.

Requisitos:

*Ter idade igual ou superior a 12 anos;
*Cadastrar-se no Sistema de Gerenciamento;

Acesso a serviços públicos que estejam disponíveis na internet:

A comunidade pode ter cesso a vários serviços públicos que estejam disponíveis na internet, como por exemplo: Inscrições em concursos públicos. É possível imprimir o boleto da inscrição; Recadastramento de CPF; Consulta aos serviços do DETRAN; Consulta de contas de luz;
Duração: 25 dias.

Oficinas Temáticas

As oficinas padrões desenvolvidas nos TELECENTROS são:

– Oficina de manipulação da internet (comunidade em geral: Jovens a partir dos 12 anos, adultos e idosos);
– Oficina de criação e manipulação de e-mail (comunidade em geral: Jovens a partir dos 12 anos, adultos e idosos);
– Oficina de digitação (comunidade em geral: Jovens a partir dos 12 anos, adultos e idosos);
– Oficina de currículo (comunidade em geral: Jovens a partir dos 12 anos, adultos e idosos);

Serviços Comunitários

Mural, localizado no site da Comunidade Digital, que oferece informações sobre serviços de cidadãos que realizam atividades autônomas para a comunidade, como: carpinteiro, pedreiro, manicura, entre outros. No mural, o cidadão interessado pelos serviços oferecidos pode entrar em contato com o fornecedor por meio de e-mail ou telefone que serão divulgados no mural. Para que o cidadão possa divulgar a sua atividade, deve possuir uma conta de e-mail.

Parceria com a SEE – Secretaria de Educação

Curso de Pedagogia na modalidade à distância – Convênio entre Governo do Estado e UnB.

Os alunos e mediadores utilizam os TELECENTROS para participar de fórum, chats e postar tarefas no site do curso. Início da parceria: 12 de março com os TELECENTROS – municípios. 930 alunos 45 mediadores Em 2008 à previsão é para ser atendido mais 800 alunos desse convênio. Censo Escolar Dados para o Censo escolar – foi disponibilizado horários nos TELECENTROS para que as escolas enviasse os dados.

Parceria com a SEFAZ – Secretaria de Fazenda

Educação Fiscal nos municípios – ESAF Resultados

Localização dos Telecentros